Um novo concurso Polícia Federal (PF) pode acontecer nos próximos meses. Em entrevista, o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Marcus Firme, disse que estão fazendo esforços para que o concurso Polícia Federal aconteça neste ano.
“Há um esforço grande por parte da Administração da Polícia Federal para que haja o concurso ainda esse ano. Eu acredito que provavelmente possa ocorrer ainda esse ano, os esforços estão sendo feitos para isso”, afirmou. A PF informou que os estudos estão em andamento. “No momento, estão sendo conduzidos estudos internos com o objetivo de avaliar o quadro de pessoal da instituição, determinar as necessidades de efetivo e, consequentemente, definir o quantitativo de vagas a serem ofertadas”, diz a nota da PF.
Anteriormente, o diretor-geral da PF, André Passos, informou que planeja a contratação de 2 mil novos policiais, conforme anunciado na Globo News, nos dias 3 e 4 de janeiro de 2024.
De acordo com ele, a gestão da PF tem o objetivo de realizar novos concursos públicos para recrutar e capacitar mais policiais para o controle nacional de armas. Esse número de servidores, supriria a necessidade de novas contratações para a corporação, que corresponde ao mesmo número de vagas.
O último Concurso Polícia Federal foi realizado em 2021 e ofertou 1.500 vagas. No entanto, desde setembro de 2023, o certame está sem validade.
Concurso Polícia Federal: requisitos
Conheça as exigências por ocupação:
Agente e Escrivão de Polícia Federal
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Papiloscopista Policial Federal
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Delegado de Polícia Federal
Diploma, devidamente registrado, de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e comprovação de três anos de atividade jurídica ou policial.
Quais os requisitos para todos os cargos no concurso Polícia Federal?
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional;
- já a idade limite para entrar na Polícia Federal não existe. Contudo, é preciso respeitar a idade limite da aposentadoria compulsória de um policial que de acordo com a legislação brasileira é de 65 anos;
- ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
- possuir carteira de identidade civil e carteira nacional de habilitação, categoria “B”, no mínimo;
- ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
Concurso Polícia Federal: atribuições
Saiba as atividades a desempenhar.
Agente de Polícia Federal
- Investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais, observada a competência da Polícia Federal;
- proceder à busca de dados necessários;
- executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, à produção e ao preparo dos documentos de informações;
- executar todas as atividades necessárias à prevenção e repressão de ilícitos penais da competência da Polícia Federal;
- conduzir veículos automotores, embarcações e aeronaves;
- auxiliar a autoridade policial em todos os atos de investigação, cumprir medidas de segurança orgânica;
- desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Escrivão de Polícia Federal
- Dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação;
- atuar nos procedimentos policiais de investigação, acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais;
- responsabilizar-se pelo valor das fianças recebidas e pelos objetos de apreensão; conduzir veículos automotores;
- cumprir medidas de segurança orgânica;
- atuar nos procedimentos policiais de investigação;
- desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Papiloscopista Policial Federal
- Executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os procedimentos de reconhecimento, isolamento, fixação, coleta, acondicionamento, transporte, recebimento, processamento, armazenamento e descarte de fragmentos e impressões papilares, realização de exames e emissão de laudos oficiais papiloscópicos, representação facial humana e prosopografia;
- operar e gerir bancos e sistemas automatizados de identificação humana civil e criminal;
- assistir à autoridade policial;
- desenvolver estudos na área de identificação humana civil e criminal;
- conduzir veículos automotores;
- cumprir medidas de segurança orgânica;
- desempenhar outras atividades de natureza policial e administrativa, bem como executar outras tarefas que lhe forem atribuídas.
Delegado de Polícia Federal
- Instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação;
- orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais;
- participar do planejamento de operações de segurança e investigações;
- supervisionar e executar missões de caráter sigiloso;
- participar da execução das medidas de segurança orgânica, bem como desempenhar outras atividades, semelhantes ou destinadas a apoiar o órgão na consecução dos seus fins.
Resumo do Concurso Polícia Federal
Concurso Polícia Federal |
Polícia Federal |
---|---|
Situação do concurso |
Estudos em andamento |
Banca organizadora |
a definir |
Cargos |
a definir |
Escolaridade |
Nível superior |
Carreiras |
Policial |
Lotação |
Nacional |
Número de vagas |
2.000 vagas |
Remuneração |
até R$ 25,8 mil |