A autarquia justifica a evolução do seu quadro de pessoal e a necessidade de recomposição. Por isso, solicita autorização de novo concurso para as seguintes carreiras:
- 410 vagas de analista;
- 110 vagas de técnico; e
- 25 vagas de procurador.
Todos esses cargos, segundo o Bacen, estão vagos e podem ser ocupados. O Banco Central deseja que o preenchimento dessas vagas aconteça nos anos de 2025 e 2026.
Nas últimas semanas, o Bacen já havia informado que enviaria um novo pedido de concurso ao governo. Afinal, a necessidade da autarquia é grande, já o banco dispõe de 3.219 cargos vagos.
Além disso, para os próximos cinco anos, há ainda a perspectiva de 692 aposentadorias de servidores efetivos.
A informação de que um novo pedido seria encaminhado foi passada pela assessora sênior do Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização da autarquia, Bárbara Lis.
“Nós já temos um novo pedido de concurso para ser enviado. Temos um prazo para isso e está na época do envio dessas solicitações. Porque (o concurso já autorizado) é um marco muito importante de retomada, no entanto, não resolve todos os problemas da Casa”, disse a assessora, em entrevista ao LinkedIn Notícias.
No último concurso Bacen, autorizado em 2023, somente o cargo de analista foi contemplado no aval.
Quais são os requisitos dos cargos?
Analista
Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de nível superior, em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior autorizada ou credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
Técnico
Certificado, devidamente registrado, de conclusão de nível médio completo, fornecido por instituição de ensino reconhecida oficialmente pelo órgão competente.
Procurador
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), inscrição na OAB e comprovação de, no mínimo, dois anos de prática forense.
Confira as atribuições de cada um dos cargos:
Como é ser analista do Bacen?
- Formulação, execução, acompanhamento e controle de planos, programas e projetos pertinentes ao cargo;
- Gestão do sistema de metas para a inflação, do sistema de pagamentos brasileiro e dos serviços do meio circulante;
- Monitoramento do passivo externo e a proposição das intervenções necessárias;
- Supervisão do Sistema Financeiro;
- Elaboração de estudos e pesquisas;
- Formulação e proposição de políticas, diretrizes e cursos de ação relativamente à gestão estratégica dos processos organizacionais;
- Elaboração de relatórios, pareceres e de propostas de atos normativos relativos às atribuições previstas para o cargo;
- Fiscalização das operações do meio circulante realizadas por instituições custodiantes de numerário.
Como é ser técnico do Bacen?
- Desenvolvimento de atividades técnicas e administrativas complementares às atribuições dos Analistas e Procuradores do Bacen;
- Apoio técnico-administrativo aos Analistas e Procuradores do Bacen no que se refere ao desenvolvimento de suas atividades;
- Execução de atividades de suporte e apoio técnico necessárias ao cumprimento das competências do Bacen que, por envolverem sigilo e segurança do Sistema Financeiro, não possam ser terceirizadas;
- Supervisão da execução de atividades de suporte e apoio técnico terceirizadas;
- Realização de atividades técnicas e administrativas complementares às operações relacionadas com o meio circulante.
Como é ser procurador do Bacen?
- representação judicial e extrajudicial do Banco Central do Brasil;
- atividades de consultoria e assessoramento jurídicos ao Banco Central do Brasil;
- apuração da liquidez e certeza dos créditos, de qualquer natureza, inerentes às suas atividades, inscrevendo-os em dívida ativa, para fins de cobrança amigável ou judicial;
- assistência aos administradores do Banco Central do Brasil no controle interno da legalidade dos atos a serem por eles praticados ou já efetivados.